Por Aura Mazda
A abertura da 12ª edição da Simulação de Organizações Internacionais (SOI) aconteceu nessa quarta (10), no auditório da reitoria da UFRN. Convidado a ministrar a palestra de abertura, o professor Valério de Oliveira Mazzuoli: falou sobre o direito internacional e abordou questões como a lei da anistia no Brasil.
"O direito internacional nasceu num continente europeu e só depois chegou ao continente americano e, mais tarde, se universalizou. Mas apesar disso, ainda não há previsão de uma comissão árabe e asiática de direitos humanos", afirmou.
Durante a SOI, os integrantes, por meio de suas funções, tem a oportunidade de debater questões nacionais e internacionais. O evento vem crescendo exponencialmente e conta com a participação de 450 pessoas. Este ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) faz sua estreia na simulação.
Em suma, a SOI abrange o público universitário e secundaristas. De início, em 2001, se resumia apenas em um comitê, a OEA, e hoje chegou ao número de 9 comitês, denominados AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Corte IDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos), OCX (Organização para Cooperação de Xangai), OIT ( Organização Internacional do Trabalho), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), UNSC (United Nations Security Council), AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas - Mini-SOI, CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas - Mini-SOI, CII (Comitê de Imprensa Internacional.
#ASSESSORIA - ABERTURA DA SOI
This entry was posted on quinta-feira, 11 de outubro de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
Tecnologia do Blogger.